Depois dos Quarenta

Saia longa para gordinhas: dicas de como usar e com que combinar


Olá queridas, depois de receber tanta pergunta sobre como usar saias longas e dúvidas se gordinha e/ou baixinha pode usar, resolvi compilar aqui uma série de fotos postadas anteriormente, com dicas. Eu tenho 3 tipos de saias longas: reta, plissada e com caimento evasê. Confira as dicas:

Saia longa lisa e reta gordinha

- A saia reta funciona desde que seja reta mesmo. Ela não pode de jeito algum apertar no quadril e deixá-lo marcado. Não fica harmônico se a saia for afinando até o pé – seu quadril vai parecer 10X maior.
- Para alongar, suba a saia acima do umbigo. Se ela ficar abaixo vai “dividir” seu corpo em duas partes iguais e dar a impressão de que você é achatada.
- Colete por cima pode, mas a regra da altura é a mesma: ou ele fica acima do umbigo ou abaixo dos culotes, para não encurtar.
- O preto é a aposta certeira, já que combina com qualquer coisa e dá para fazer um look mais sério ou mais despojado de acordo com a blusa que vem por cima. Também tem o fator “emagrecimento” que as roupas escuras dão a impressão.

Saia longa plissada gordinha copy

- A saia plissada pode dar a impressão de que você é maior, então todo cuidado é pouco! Procure as que tenham caimento mais soltinho, de tecido leve e que não marque os quadris.
- O caimento evasê é o principal truque para as gordinhas, porque se a saia apertar em qualquer lugar o plissado se desfaz, dando aquela impressão de que a saia pode explodir a qualquer momento.
- Combinar cinza não é tão fácil quanto o preto. A combinação mais fácil é outros tons de cinza, preto, branco e off white. Claro que dá para jogar uma cor, como o amarelo da 1ª foto, por exemplo. Estampas também funcionam, já que a saia é lisa.
- Se você tem o tipo de corpo triângulo invertido (com os ombros mais largos que os quadris), prefira essa. Ela cria volume e chama atenção para a parte de baixo do corpo, assim equilibra as proporções. Um cinto para moldar a cintura é essencial.

Saia evasê leve gordinha

- As saias lisas com caimento evasê, na minha opinião, são as mais fáceis de usar e de apostar nas estampas (como na 1ª foto). Primeiro porque ela não vai marcar em lugar nenhum (pelo menos não deve) e não rola um excesso de informação (como na plissada, por exemplo). Mas a regrinha da altura também funciona aqui.
- O truque do cinto é mais que válido! Além de deixar a produção muito mais bonita, ajuda a criar uma cintura que a saia reta e blusinha solta podem apagar (como na última foto, que parece faltar alguma coisa).
- O comprimento de todas as saias longas deve ser na divisão entre perna e pé – vista de frente – ou acima do calcanhar, no tendão de aquiles – vista de costas. A saia raspando no chão, não rola e muito mais curta, vira midí.
- Para quebrar a “imensidão” da saia longa, invista em acessórios bacanas, como sapatilhas ou loaffers com spikes ou estampas, rasteirinhas mais modernas e até uma sapatilha diferente, bolsas, colares legais, etc. Se quiser alongar ainda mais, o salto ajuda, mas tente combiná-lo a outros elementos da roupa.
- Saias hiper estampadas: se sua saia é um floral colorido ou uma estampa ultra chamativa, deixe-a brilhar sozinha! Opte por blusas no mesmo tom da cor de fundo da estampa ou blusas pretas ou brancas. Os acessórios também podem ser mais básicos.
- Blusas: eu não gosto muito de usar blusas grudadas (como na segunda foto da montagem acima). Acho que fica meio periguete, o que não funciona com saia longa, né?! O truque é escolher uma blusinha que já seja mais larga, colocar ela inteira para dentro da saia, fechar o cinto e depois ir puxando aos poucos ela para fora. Para cair um pouquinho sobre o cinto, sem cobri-lo totalmente.
- Barriguinha marcada: se achar que a saia marca muito a barriguinha, invista em tecidos mais firmes ou lance mão da cinta modeladora. Se até as modelos magras usam, por que você não deveria, não é?
- Coxas ralando uma na outra: eu sofro desse mal! Se você também sofre, meu truque é usar um shortinho por baixo. Se nem ele resolver (sabe, quando fica subindo? Então…) eu uso uma legging beeem fininha.

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário