Depois dos Quarenta: Moda

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Maré alta: Isolda troca a feira pelo
mar em sua quarta coleção


Entusiastas da marca desde o primeiro dia (da esq. para a dir.): Isabelli Fiorentino, Mariana Cassou, Monica Mendes, Gabriela Gianella e Ucha Meirelles - styling by Raquel Lionel (Foto: Vogue Brasil)

A dinâmica funciona mais ou menos assim: de Nova York, onde mora atualmente, a baiana Alessandra Affonso Ferreira envia as aquarelas que pinta à mão para Maya Pope, amiga de infância em Salvador e designer gráfica que vive hoje em Madri. É ela quem digitaliza os desenhos e cuida para que virem estampas, além de supervisionar o processo de produção das roupas, que acontece entre Brasil e Inglaterra. É só então que Juliana, irmã mais nova de Alessandra,entra em cena em São Paulo para coordenar as vendas e o marketing da Isolda, talvez o mais impressionante caso de sucesso recente de uma neomarca nacional.

Ainda que os mais conservadores estejam de cabelos em pé numa hora dessas, é fato que o esquema globalizado das meninas funciona, e muito bem. Recém-saída do “berço” – o trio se prepara para lançar, em agosto, sua quarta coleção –,a Isolda já é um fenômeno que vai muito além dos cajus e goiabas que estamparam suas primeiras peças. “Fizemos sucesso da noite para o dia graças à velocidade com que fotos de fashionistas usando nossas roupas correram as mídias sociais. Um de nossos principais canais de venda é o site Moda Operandi, que tem formato pioneiro; nada mais natural, portanto, que o esquema criativo da Isolda também seja dinâmico, anticonvencional e muito on-line”, analisa Juliana.


   (Foto: Divulgação)

Até a segunda coleção, batizada de Caju Extravaganza, a grife sequer tinha pontos de venda oficiais – um trunk showpara amigas no Hotel Emiliano garantiu que as mulheres certas tivessem acesso às peças. Hoje, 30 multimarcas já vendem Isolda, seis delas fora do País, e o trio conta com o apadrinhamento do guru inglês Robert Forrest, que orienta as meninas principalmente na hora de escolher quais modelagens vão ganhar as estampas exuberantes.

Para o próximo verão, elas trocam a feira por uma viagem ao fundo do mar ilustrada por crustáceos, conchas e polvos que brincam com pérolas. A inspiração foi uma Grace Kelly brasileira durante um baile de Carnaval no Copa, por isso listras e balaustres acompanham as imagens marítimas. Há também uma estampa de salada de frutas com seriguela e carambola, afinal, as meninas sabem que rodar o mundo é ótimo,mas nada como o gostinho de casa.

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