Depois dos Quarenta: Saúde

Saúde

Tudo liberado: emagreça sem abrir mão das comidinhas de inverno

Sim, dá pata ficar levinha comendo pão, fondue, cheesecake, queijo brie com geleia, chocolate quente...Seguindo as receitas de especialistas, você não passa fome (nem vontade!) e ainda incinera a gordura nos dias frios

 



O biquíni já foi para a gaveta do guarda-roupa e talvez você não o tire de lá por um bom tempo. E, misteriosamente, seu apetite já está começando a aumentar. É o "fenômeno sabotador de corpo perfeito", que costuma dar as caras na estação mais fria do ano (mesmo que só vá notar as consequências no próximo verão). E tem explicação científica: quando chega essa época, há um gasto maior de energia para manter a temperatura corporal e, por isso, você tende a preferir alimentos quentes e gordurosos. Mas para não correr o risco de fazer o ponteiro da balança subir, enquanto o do termômetro desce, ninguém precisa sofrer. Basta escolher os itens certos. "Aqueles que induzem a saciedade rapidamente", diz Anita Sachs, professora da Universidade Federal de São Paulo. Outra estratégia é priorizar alimentos com baixo índice glicêmico. Está com água na boca? A seguir, a lista que satisfaz e emagrece. 



Chocolate

Sim, você leu direitinho. Melhor ainda: chocolate quente... no café da manhã! Segundo uma pesquisa do médico Arne Vernon Astrup, chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca, a alta concentração de cacau aumenta a sensação de saciedade e, se consumida em jejum, diminui em 15% a quantidade de calorias ingeridas durante o dia. "Use leite desnatado e três colheres de sopa de cacau (70%) em pó ou dois quadradinhos de chocolate amargo 70% e uma colher pequena de maisena (se quiser engrossar)", diz a nutricionista Anita Sachs. Para ficar ainda mais gostoso e magro, acrescente uma casca pequena de laranja ou um pau de canela. A primeira possui uma substância chamada sinefrina, que acelera a queima de gordura. Já a segunda reduz a insulina após as refeições. Esse hormônio é responsável por transformar o excesso de açúcar em gordura.

Aí, dá até para se deliciar com duas canecas por dia. Outra opção deliciosa para saciar a gula (e melhorar o humor) é o fondue de chocolate. A nutricionista Katia Tonello Semmelmann, da clínica Bem Nutrir, em São Paulo, ensina uma receita light: 200 gramas de chocolate amargo (70%), 400 gramas de iogurte natural desnatado, 1 colher (sopa) de rum (se desejar) e frutas em pedaços grandes. Num pequeno recipiente, pique a barra de chocolate e leve ao fogo brando para derreter em banho-maria. Misture o iogurte ao chocolate e adicione o rum. Dica: escolha maçã, rica em fibras e pouco calórica. 



>> Prefere chocolate quente ou fondue de chocolate? Tudo pode! A alta concentração de cacau aumenta a saciedade e, se consumida em jejum, diminui em 15% a quantidade de calorias ingeridas no dia. 



Queijo brie

Fonte de cálcio, proteínas e vitamina D, ele é um ótimo aliado na hora de dar uma afinada, segundo pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition. Quem colocou queijos e outros derivados do leite na dieta perdeu mais peso do que aquelas pessoas que se privaram do laticínio. A explicação está na presença de ácido linoleico conjugado (CLA), que aumenta a utilização de gordura pelo organismo e, dessa forma, promove o emagrecimento. "Dentre os diversos tipos de queijo, o brie tem sabor acentuado e por isso tende a ser consumido em menor quantidade. E ainda possui menos gordura que a mussarela e o prato", afirma a nutricionista Anita Sachs. A dica é ingerir até duas fatias por dia e aquecê-las junto com minitorrada integral e geleia de frutas diet por cima. Hum... É ou não é de dar água na boca?





Geleia de berries

O nome em inglês vem sendo usado para descrever qualquer fruta pequena, de sabor adocicado e formato arredondado, como a framboesa, a amora e o morango. "A característica principal é que elas apresentam baixo índice glicêmico, ajudando a equilibrar o nível de açúcar no sangue", diz Tiago Volpi. A framboesa tem um alto teor de fibras, o que regula o intestino. A amora reprime a absorção de açúcar no organismo. E o morango traz em sua composição a pectina, que reduz a gordura abdominal. Deliciosas, podem ser consumidas diariamente em forma de geleia - Deus existe! Coma com uma fatia de pão integral. Outra tática é fazer chá dessas frutas: coloque as folhas na água, ferva por dez minutos, coe e tome duas vezes ao dia. 




Ovo

Quem diria, ele contribui para afinar a cintura! "A clara tem um aminoácido (leucina) que mantém a massa magra, e a gema, rica em ômega 3, é fonte de gordura boa e estimula o equilíbrio da insulina com a glicose, diminuindo os ataques de gula", diz a nutricionista Lucyanna Kalluf, de São Paulo. Mas nem pense em mergulhar o ovo no óleo! O indicado é comer um ovo cozido ou mexido, clara e gema, no café da manhã, segundo estudo feito pelo Pennington Biomedical Research Center, nos Estados Unidos.

>> Fazer um café da manhã caprichado, com cara de hotel cinco estrelas, com ovo cozido ou mexido incluído, vai fazer você ter menos fome até o anoitecer. Os cientistas garantem! 



Pão

Com moderação, ninguém precisa ficar sem o pãozinho francês de cada dia. "Rico em triptofano e carboidrato, ele regula os níveis de serotonina no cérebro, melhorando o humor e controlando a ansiedade e a compulsão", diz Anita, que indica meio pão por dia. É pouco? Tire o miolo e coma um inteirinho! Uma dica é acrescentar proteínas (duas fatias finas de queijo ou um ovo) que diminuem a carga de açúcar no sangue causada pela ingestão do carboidrato. 


Vinho

Está aberta a temporada de jantares a dois embalados pela bebida. A novidade é que, além de ela fazer bem às noites românticas, também dá uma força às suas curvas. O vinho segura o ponteiro da balança por causa da substância piceatanol, que retarda a geração de células jovens de gordura e as impede de se transformar em células maduras. Quem descobriu foram os cientistas da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos. Um brinde a eles!

Outra pesquisa, realizada ao longo de 13 anos pelo Women’s Hospital Boston, nos Estados Unidos, com 19 200 americanas, comprovou que mulheres que consomem uma taça de vinho tinto por dia engordam menos que as que não bebem (ou preferem outro tipo de drinque). Ele tem compostos bioativos, como o resveratrol, molécula presente na casca de uvas pretas e rosadas (procure por cabernet sauvignon, merlot, syrah e carménère no rótulo), que previne doenças cardiovasculares e tem efeito anti-inflamatório. Uma taça ao dia, cerca de 80 calorias, é a medida. 




Manteiga de amendoim

Está liberada a versão light ou menos gordurosa. "Amendoim é uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas e fitoesteróis, que combatem o colesterol ruim", diz o médico nutrólogo Tiago Volpi. Também é fonte de magnésio e, de acordo com um estudo da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, dá uma acelerada de 11% no metabolismo. Mas não ultrapasse uma colher de chá por dia, ok? Vale fazer o mesmo para um cheesecake de pasta de amendoim. Apenas substitua o leite condensado pelo iogurte e pelo cream cheese light.

>> Receita de manteiga de amendoim caseira: amendoim torrado e moído, uma colher (chá) de óleo de canola e uma pitada de sal. Misture no liquidificador até conseguir uma pasta e voilà!







 


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