Depois dos Quarenta: Beleza

Beleza

Tudo no lugar: aprenda a guardar cosméticos e make do jeito certo

Não é só uma questão de organização: armazenar do corretamente os cosméticos e o make garante ativos intactos e vida longa para os produtos



Foto:Divulgação

Cada item de make ou cosmético exige uma forma de armazenamento para manter a qualidade dos ativos e prolongar a sua vida útil. Confira abaixo as especificações de cada tipo...

Esmalte


Foto:Divulgação

Os vidrinhos precisam ser guardados com a tampa virada para cima e bem fechada. O motivo? Se os solventes da fórmula evaporarem, o esmalte engrossa, dificultando a aplicação e diminuindo a duração na unha. Existem caixas com divisórias específicas para esses produtos. Vale investir!

Perfume


Foto:Divulgação

"Os perfumes devem ficar em local seco, fresco e longe da luz solar", ensina a química Eloisa Mello, diretora de desenvolvimento da casa de fragrâncias IFF, em São Paulo. Para aumentar a durabilidade, prefira guardá-los fora do banheiro, em armários, o que evita a oxidação, capaz de alterar cor e odor.

Sombra e blush


Foto:Divulgação

Os pigmentos dos itens de make podem ser de origem natural, como extratos vegetais. Esses compostos atraem micro-organismos, cuja proliferação é potencializada em ambientes úmidos. "Os pós têm talco, que favorece a ação dos fungos", diz Antonio. Guarde em lugar seco.

Pincel


Foto:Divulgação

A umidade também pode destruir seus pincéis. Para evitar que isso aconteça, mantenha-os fora do banheiro e com as cerdas viradas para cima. Detalhe: depois de lavá-los, deixe-os secar muito bem antes de guardar. "Se quiser, use até secador", sugere Eliete Teixeira, consultora de organização, de São Paulo.

Creme anti-idade


Foto:Divulgação

Não armazene o creme anti-idade em ambientes úmidos ou expostos à luz solar, pois essas condições podem levar à destruição dos ativos. Mais: use espátula, não coloque os dedos no produto. "Nossas mãos têm bactérias que o contaminam", alerta o cosmetólogo Antonio Celso da Silva, de São Paulo.

Lâmina


Foto:Divulgação

Abandone o hábito de deixar as lâminas no boxe do banheiro. A umidade é um terreno fértil para fungos e bactérias. "Após o uso, lave o aparelho com água corrente e deixe secar naturalmente, sem auxílio de toalha ou papel, que podem causar danos", aconselha Claire Girdler, cientista da marca Gillette Venus.

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário