Depois dos Quarenta: Beleza

Beleza


Máscaras que nutrem e revitalizam para um rosto perfeito

  (Foto:  )

Não é só de máscaras de limpeza profunda que se faz um nécessaire. Está certo que, especialmente no verão, as de argila e outras variações viram itens obrigatórios na rotina, purificando e garantindo uma pele livre da oleosidade. Mas, mesmo que não pareça, o que seu rosto mais precisa é de um boost de hidratação. O ar seco em algumas regiões e até mesmo uma viagem de avião deixam a pele sedenta, áspera e irritada, sem viço, com um aspecto de cansaço que você não sabe de onde vem. Banhos muito quentes e esfoliação excessiva pioram o quadro, e aí não adianta usar creme ou sérum para resolver – máscaras mais densas, concentradas e turbinadas com ativos que nutrem de verdade dão um choque de hidratação e vitalidade e solucionam o problema no ato.

Ingredientes para isso não faltam no portfólio dos dermatologistas: vitaminas C e D, pantenol, retinol, ácido hialurônico, ceramidas, extrato de semente de uva, óleo de girassol e macadâmia – até ouro cumpre o papel. No consultório, cada especialista tem sua máscara favorita. “A de pétalas brancas e orquídeas nutre e tem ação antioxidante, anti-inflamatória e descongestionante”, defende Silvia de Mello, dermatologista do Núcleo de Saúde e Beleza da Clínica Ivo Pitanguy, no Rio. A também carioca Karla Assed recomenda uma à base de maçã e oxigênio: “Após a aplicação de lasers, uso a máscara por 15 minutos para estimular a produção de colágeno e deixar a pele viçosa”. Para quem apresenta sinais de envelhecimento, vale incorporar à mistura substâncias tensoras e regenerativas; já para peles oleosas ou com acne não se pode exagerar nos ativos emolientes – mesmo assim é importante aplicar uma máscara nutritiva de tempos em tempos, já que oleosidade não é sinônimo de hidratação.
 

  (Foto:  )


Ainda no consultório, é possível intensificar a ação das máscaras com alguns procedimentos extras, como a oxigenioterapia. “É um aparelho que promove um aporte maior de oxigênio nas camadas internas da derme, aumentando o metabolismo celular e facilitando a absorção dos ativos”, explica a dermatologista paulistana Adriana Vilarinho. Outra técnica capaz de melhorar a penetração dos ativos é a oclusão, uma combinação de duas máscaras: “Por cima da primeira, aplicamos uma outra de argila. Ao enxaguar, notamos a pele muito mais descansada”, promete Silvia de Mello. Dependendo da necessidade, os tratamentos podem ser feitos semanalmente, a cada 15 dias ou uma vez por mês.

Também vale a pena incluir máscaras de nutrição na sua rotina de cuidados em casa – seja uma versão pronta, manipulada ou criada na hora com ingredientes da cozinha (confira duas receitas abaixo). É um ritual especialmente bem-vindo quando a pele pede doses extras de hidratação antes de algum evento ou depois de um dia estressante. “A aplicação deve ser feita no rosto limpo, usando os dedos ou um pincel. Espalhe uma camada espessa e uniforme, retire o excesso com papel absorvente e deixe agir entre dez e 30 minutos”, ensina a dermatologista Alessandra Haddad, de São Paulo. Adriana Vilarinho completa: “Prefira aplicar à noite, quando a absorção dos ativos é mais eficaz”. Retire com uma esponja úmida ou lave bem o rosto com água e finalize com seu sérum diário ou hidratante para a noite.
 

  (Foto:  )

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário