Depois dos Quarenta: Moda

Moda

Conheça as joias de Tanja Curin, perfeitas para gypsetters

|
Hvar, no mar Adriático, reúne uma animada comunidade de artistas e designers (Foto: Divulgação)

Com seus campos de lavanda, praias deslumbrantes e bares agitados, a ilha de Hvar, na Croácia, é pouso certo de gypsetters que buscam sombra e água fresca, sem abrir mão completamente de badalação. Esse paraíso no mar Adriático esconde também uma animada comunidade de artistas e designers, como a joalheira Tanja Curin, que conheci no último verão. Em sua butique, a dez passos da praça central de Hvar, ela reúne peças statement, que mais parecem obras de arte para usar sobre o corpo. Poderiam estar à venda nos grandes templos do luxo mundo afora, mas a pequena loja é endereço único para se encontrar suas criações. “Todas são one of a kind e, para comprá-las, é necessário uma viagem, uma história, o que as torna ainda mais especiais”, explica a recusa de expandir pontos de venda.
Com visita ao Brasil programada para março, a croata Tanja Curin (à esquerda) cria peças statement, que custam apartir de €200, misturando prata do Nepal com pedras como ônix, jade e rubi (Foto: Divulgação)

Seu ateliê funciona apenas entre abril e setembro – Valentino Garavani sempre bate ponto por lá em suas visitas à ilha. No resto do ano, Tanja sai em busca de matérias-primas para suas novas coleções. A prata vem do Nepal e se mistura a pedras como ônix, lápis-lazúli, rubi e jade, a maioria lapidada na Índia. Seu processo de criação é completamente intuitivo: autodidata, ela começou a fazer acessórios aos 15 anos,usando tudo o que tinha ao seu alcance na Iugoslávia socialista – conchas, cerâmica, sementes de maçã. Depois de estudar economia e arqueologia, o hobby virou profissão e, em 1984, ela inaugurou a loja em Hvar. A boa notícia é que a joalheira programa sua primeira visita ao Brasil em março do ano que vem, quando fará exposição de suas peças numa galeria paulistana. Anote já na agenda: é chance única, assim como uma joia desenhada por Tanja. 
  (Foto: Divulgação)

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário