Depois dos Quarenta: Moda

Moda


O retorno da mule? Fashionistas falam sobre o controverso calçado

O modelo é aposta da coleção de pre-fall 2014 do designer Alexander Birman. Aqui, a opinião dele e de outros experts em moda sobre a peça


  (Foto:  )

Quando as mules apareceram no verão 2012 da Louis Vuitton, o modelo de sapato voltou a ser assunto e hit entre as fashionistas. Neste 2014, outro nome (bem conhecido pelas brasileiras) é quem leva "culpa" por seu mais recente comeback: Alexandre Birman, que investiu em modelos de efeito, recortados e com textura de cobra ou acabamento envernizado. Em setembro passado, Daniela Falcão, diretora de redação da Vogue, já havia notado durante os desfiles em Paris: "A mule vai voltar.... Aqui na Chloé ela é zero perua e mais minimalista". 

A verdade é que o calçado tipo chinelo com salto, criado na França do século 16, foi trend principalmente no final dos anos 1990, arrematando o combo top + calça capri. E de lá pra cá dividiu opiniões – apesar de ter mais pontos ao seu favor a cada temporada. "Sempre amei mules e usei durante anos os modelos do Manolo [Blahnik] e alguns da Prada", confessou Donata Meirelles, diretora de estilo da Vogue. Segundo Alexandre: ‘’As mules ganharam uma nova leitura e recorte que valorizam os pés da mulher, sem deixar de lado o conforto", se referindo as que estão presentes na sua coleção de pre-fall 2014 (foto acima), em uma cartela que vai do clássico preto, passando pelo laranja e uma versão total white.
 
Quem ainda tem dúvidas de como aderir, a stylist Vanda Jacintho, que é clicada com frequência usando peças clássicas e sem nenhum vestígio de naftalina, aconselha: "Misture a mule com calça skinny e outros modelos mais justinhos. Vale até legging". Prefere uma versão mais girlie? "Vale também arriscar com vestidos", ela completa. Já Donata: "A mule é um calçado fácil. Funciona tanto combinada com a capri, quanto com saia lápis. Só não vale usar com minicomprimentos", ressalta.

O stylist Felipe Veloso acredita que a mule tem mais a ver com o lifestyle do que com as peças que é combinada: "Acho que não existe um certo e errado para esta peça. Com túnicas, ela realmente ficará com um ar mais clássico e com calças mais justas, mais moderna. Mas antes disso é um calçado prático, quase informal. Ao contrário de uma ankle boot ou certas sandálias, fáceis de aderir, para usar a mule tem que ter personalidade". Do mesmo métier, Pedro Sales tem um outro olhar para o calçado: "Amo em versão noturna e luxuosa, com plumas ou as feitas em cetim. De dia com vestidos mídi, como já mostrou Victoria Beckham em desfile, também vale". E aconselha: "Jamais com meia fina". Anotou?
 

Quem quiser sair por aí com os modelos by Birman, vale dizer que as criações do designer desembarcam por aqui em março. 

Comentários do facebook
2 Comentários do Blogger

2 comentários:

  1. Eu não gosto e, com toda a certeza que não vou aderir essa moda..rs
    Beijinhos
    :)

    http://cariocaemportugal.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Oi Deise, fiquei feliz por ter te ajudado com o meu post sobre Mídia Kit! Obrigada pelo comentário carinhoso lá no blog. :)

    Eu não tenho uma mule, mas acho que dependendo do modelo, dá para usar sim!

    ResponderExcluir